Atualizar conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa, os aspectos relativos à norma culta e à prática de leitura e escrita. Estudar teorias atuais sobre linguagem, leitura, escrita, gêneros do discurso e linguagem como interação verbal. Compreender a construção das gramáticas portuguesas e o ensino de língua portuguesa em perspectiva historiográfica. Apresentar propostas de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e da literatura. Rever os percursos do tratamento da matéria literária e refletir sobre suas possibilidades de ensino-aprendizagem.
Grade Curricular:
MÓD | DISCIPLINA | CH |
MÓD.01 | FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | 20 |
MÓD.02 | ÉTICA E CIDADANIA APLICADAS À EDUCAÇÃO | 20 |
MÓD.03 | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 30 |
MÓD.04 | LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO | 20 |
MÓD.05 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 30 |
MÓD.06 | NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS | 30 |
MÓD.07 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 30 |
MÓD.08 | TEORIA LITERÁRIA | 30 |
MÓD.09 | LEITURA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E DE ENSINO | 30 |
MÓD.10 | A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA | 30 |
MÓD.11 | COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM | 30 |
MÓD.12 | GÊNEROS DO DISCURSO, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 30 |
MÓD.13 | A LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA | 30 |
MÓD.14 | LÍNGUA PORTUGUESA: COERÊNCIA E COESÃO | 30 |
MÓD.15 | METODOLOGIAS COM FOCO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL: | 420H |